quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como o LinkedIn se dintingue dos outros?

O LinkedIn é diferente dos outros porque foi criado exclusivamente para relacionamentos profissionais. Como já dissemos, a página de perfil do LinkedIn é essencialmente um currículo online. Você não consegue publicar fotos (a não ser a foto de seu perfil). Você não consegue hospedar um blog. Você não consegue adicionar seus vídeos favoritos do YouTube nem "zombar" de seus amigos. Você não consegue personalizar as cores nem o layout de sua página de perfil, muito menos procurar "mulheres solteiras, com idade entre 25-30".

Dan Nye, presidente do LinkedIn
Brian Arch/WireImage
O presidente do LinkedIn, Dan Nye, e uma convidada andando sobre o tapete vermelho da Webby Awards, em 5 de junho de 2007

O design claro e "enxuto" de uma página de perfil do LinkedIn faz parte de um esforço consciente de dar um acabamento profissional aos sites de rede social. Houve vários casos que chamaram a atenção nos noticiários de pessoas que perderam uma oportunidade de emprego, ou o próprio emprego, por causa de uma foto mal escolhida ou de um comentário feito no blog da pessoa ou na página do MySpace ou do Facebook (em inglês). O presidente do LinkedIn, Dan Nye, comentou que o site foi criado para apresentar seus membros de "uma forma profissional na Internet [fonte: LinkedIn].

Também já falamos que uma conexão no LinkedIn requer mais do que um simples conhecimento. O site recomenda que todas as conexões sejam vistas como possíveis referências pessoais ou profissionais. Você deve acreditar que todas as suas conexões darão referências positivas a seu respeito a um futuro empregador ou a outros membros de sua rede. Além disso, quando uma pessoa se tornar sua conexão, ela terá acesso a todas conexões de sua rede. Você não vai querer ter uma pessoa na sua lista que incomode suas conexões ou passe para elas uma imagem distorcida sua.

O LinkedIn difere-se de seu concorrente mais próximo, o Facebook, porque este tem por base o grupo, enquanto o LinkedIn está muito mais focado nas pessoas e nas suas realizações. Por exemplo, o Facebook atribui automaticamente membros às "redes", com base na sua localização física e na instituição de ensino que estudaram. Isso provavelmente é mais uma relíquia dos dias em que o Facebook era apenas para estudantes universitários. Os membros do Facebook conseguem facilmente acessar milhares de outros grupos e redes formados pelos próprios membros.


Patricia Prado da Silva - Rgm 290285

Nenhum comentário:

Postar um comentário